Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Des i - depois, em seguida

Uma perspetiva a dois: cultura, mundo, opinião.

Des i - depois, em seguida

Uma perspetiva a dois: cultura, mundo, opinião.

28.Mar.17

"Histórias do Mar... e outras histórias que um dia hei de inventar..."

IMG_9792.jpg'Histórias do Mar... e outras histórias que um dia hei de inventar' é o mais recente livro do escritor Carlos Almeida.


Com uma série de livros lançados, entre os quais se destacam livros de poesia à terra onde nasceu, à terra onde vive, como é o caso de 'Ode à Cidade de Viseu', Carlos Almeida lança agora este livro, com um pequenos conjunto de nove histórias, relacinadas com o meio ambiente, neste caso em especial com o mar.

  
Com ilustrações do filho Daniel Almeida, o pequeno livro com cinquenta páginas, faz-nos refletir sobre a form como tratamos o mar, como nos relacionamos com ele e com as espécies que nele vivem. São pequenas histórias, sonhos, que nos deixam a pensar. Achamos sempre tão valioso o nosso mar mas esquecemo-nos com facilidade da forma como o tratamos. Uma simples ida à praia, a forma como nos comportamos, como reagimos perante as atitudes dos outros.


Diz na contra-capa do livro assim:


"Histórias do mar são momentos de afeto para com a natureza em desiquilíbrio, gritos de alerta que se desprendem das feridas suportadas em silêncio, gestos de esperança no olhar sonhador de uma criança...
"Histórias do mar... um conjunto de histórias que nos transportam para um mundo feito de ambientes sustentáveis, onde cada gesto humano é um carinho à natureza."


Um livro das Edições Viera da Silva, é um óptimo manual para a sensibilização, princpalmente para crianças num estado próximo da adolescência. Não é, a meu ver, um livro para se ler de uma ponta à outra, mas um livro de cabeceira, uma história por noite, sensibilizando, desta forma o leitor e incentivá-lo à leitura.


'Histórias do Mar... e outras histórias que um dia hei de inventar' é um livro para todos que um homem escreveu como sonhos de criança.

IMG_9908.jpg

 

Info:

Título: Histórias do Mar... e outras histórias que um dia hei de inventar...
Autor: Carlos Almeida
Ilustrações: Daniel Almeida
Lançamento: 1ª Edição – junho 2016
Editora: Edições Vieira da Silva

 

Sobre o Autor:
Carlos Almeida, nascido em Lisboa, em 1960.
Licenciado em História, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 1983.
Fundador das associações culturais ARCA (Sta. Cruz da Trapa) e Gicav - Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu.
Iniciou, em 1980, a sua atividade nas áreas do Teatro de Formas Animadas, com o encenador e ator João Paulo Seara Cardoso, em ação de formação no Porto, após o que ajudou a lançar vários grupos de Teatro de Bonecos (Arca Mágica, Companhia Faz de Conta, …).
Durante mais de uma década, foi encenador e ator da Companhia Faz de Conta (Gicav), Marionetas de Viseu.

[Mais info: https://edicoesvieiradasilva.pt/index.php/autores-2/product/2609-carlos-almeida]