Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Depois em Seguida

CULTURA | MUNDO | ENTREVISTAS | OPINIÃO

Depois em Seguida

CULTURA | MUNDO | ENTREVISTAS | OPINIÃO

CELSUS - Celso Assunção

CELSUS é um contador de histórias, um criador de personalidades únicas em cada peça que cria.

 

Chegou-me por uma amiga e desde logo o seu trabalho me impressionou, pela minha paixão por chapéus. Lancei-lhe o convite que prontamente aceitou.

 

Celso Assunção, ou CELSUS, é um dos grandes nomes da moda portuguesa, no design, na produção. Do "Portugal Fashion" para passerelles do mundo como a Grécia, Espanha, Hungria, Itália, França, Jordânia, Libano, Egipto e Brasil, CELSUS eleva o nome de Portugal por todo o mundo.

 

É criador também de uma prancha de surf ecológica revestida de cortiça, juntamente com a Amorim Cork Composites.

 

Aveiro é a sua casa de onde trabalha para o mundo. Desde sapatos, roupa e chapéus, CELSUS é irreverente e trabalha com os melhores produtos.

 

Para além de todas estas áreas onde se faz presente, Celsus está envolvido também em causas humanitárias e é frequentemente convidado para trabalhar em eventos solidários.

 

"O mais carismático dos estilistas" chega até nós neste Versus.

 

celsus1dfghjk.jpg

Horizontes Vs Prédios?

Horizontes. Sou mais de paisagens planas e coloridas. Conseguimos ter uma melhor noção das cores que a natureza nos oferece. São puras de tal forma que nenhuma lente as consegue captar. Nenhuma iguala a visão humana.

 

Cores Vs Preto?

Depende dos dias. Sou um artista muito versátil e os dias são todos diferentes. O preto é a junção de todas as cores-pigmento. Daí me sentir mais completo ao usar preto. Está associado ao misticismo e à magia e isso fascina-me… por outro lado, não sou nada mórbido e as cores fazem parte do meu dia-a-dia.

 

Multidões Vs Sonhos?

Sonhos, sem dúvida. Nos sonhos, viajas, levitas, imaginas e crias. Podes criar também para multidões. Seria um sonho?

 

Livros Vs Café?

Café, e com “cheirinho”! À português! É uma espécie de veneno e antídoto.


celsus ID.jpg

 

Silêncios Vs Arte?

Um grito de Arte!

Temos tantos bons artistas neste país que precisam de uma promoção para crescer, algum tipo de apoio, mas continuam a promover sempre os mesmos e os mesmos que vivem na capital… é triste.

Os “revoltados” que conseguem, movidos pelo sonho, mudam de país e depois tornam-se obcecadamente reconhecidos cá… mais triste é.

Não precisávamos de os deixar ir… só precisamos de um país que aposte mais na cultura e na arte. Utopia Vs Realidade?

 

Agora Vs Futuro?

O Futuro depende do Agora…

 

Vinho Vs Viagens?

Viajar com vinho Português, sempre que possível!

 

Tradições Vs Inovação?

Não existe uma sem a outra.

 

Verdade Vs Ignorância?celsus2.jpg

A ignorância é a antítese do desenvolvimento humano, portanto para mim é completamente abominável. Para alguns é abdominável!

 

Portas Vs Campo?

Portas… para o mundo! Sou de descobrir, de crescer culturalmente, de viajar, gosto de abrir portas e ver o que há do lado de lá. Não me limito a observar, preciso de sentir, cheirar, provar…

É claro que me sinto super confortável no campo, acalma-me a alma… mas preciso também da cidade cosmopolita para crescer e perceber as necessidades das pessoas. É assim a vida de um designer de moda.

 

Olhos Vs Palavras?

Olhos. Sou feito de contacto visual, de absorção de tudo o que me rodeia, de experiências sensoriais. Para mim, “uma imagem vale mais que mil palavras”, porque também gosto de transmitir sentimentos naquilo que faço e “o que os olhos não vêem, o coração não sente!”

 

Celsus_collections.jpgReconhecimento Vs Realização?

Reconhecimento. Não é possível, de todo, sentir realização sem reconhecimento. Pelo menos na minha área. Essa é uma parte essencial na vida de todo ser humano, principalmente a nível profissional. Ao obter reconhecimento pelo trabalho executado e pelos resultados obtidos, a tendência é sentir mais motivação e realização profissional e, consequentemente, pessoal. Existem estudos científicos que demonstram que há uma parte do cérebro dedicada à recompensa e motivação. Quando esse sistema é ativado, automaticamente, o organismo da pessoa em questão liberta elementos químicos que farão com que ela se torne mais comprometida, proativa e focada nos seus objetivos.

 

Profano Vs Sagrado?

O sagrado tem-nos revelado o seu lado profano…

 

Praia Vs Estradas?

Praia, obviamente. Estradas só se forem pedonais e junto à praia para andar de longboard.

 

Internacional Vs Nacional?

Pena que para sermos "Nacionais" tenhamos que primeiro ser "Internacionais"...

 

Chapéus Vs Natação?

Chapéus! Cansa menos! (risos)

A natação e a alta competição foram uma “obrigação” enquanto criança e jovem. Agora em adulto, tiro partido dessa dedicação excessiva e faço apenas o suficiente para me manter ativo e em competição de forma saudável. Tenho caraterísticas de velocidade que não perdi e continuo a trabalhá-las para me manter como campeão nacional, agora no escalão master. Adoro competir e participar nos campeonatos internacionais, mas detesto treinar, porque o treino de um nadador éhats.jpg muito duro e solitário. Tento equilibrar isto tudo com o pouco tempo que tenho livre devido à minha situação profissional e familiar.

 

 

Quanto à paixão de fazer chapéus, trata-se de aliar a melhor materia prima do mundo, que é fabricada perto da minha cidade, à vontade de mostrar ao mundo que podem usar um produto de luxo. Lindo e cheio de detalhes de deixar qualquer um de queixo caído. É esta forma de surpreender que me mantém ativo e criativo.

 

Alguém Vs Todos?

Depende. Inevitavelmente crio para ALGUÉM, para um ser especial, único, que procura aquilo que desenvolvi para ele e que sinta essa peça de forma egocêntrica.

Mas quando trabalho, dependo de TODOS. Trabalho sempre em equipa e de forma a que a participação de todos seja evidente. Só assim conseguimos bons produtos.

 

Sentir Vs Lágrimas?

Sentir. Todas as minhas peças transmitem personalidade e, inevitavelmente, sentimentos. Cada peça é feita de forma singular, com empenho e dedicação. Cada campanha é apresentada de forma a surpreender e cada desfile é um show sensorial.

 

Sol Vs Cinema?

Sol de dia e cinema à noite!

 

Eu Vs Outros?

Dependemos todos uns dos outros. O melhor trabalho é aquele que é conseguido em equipa!

 

Obrigado CELSUS e até breve! 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.