04 de Julho, 2018
Márcia Sousa
Márcia tem 27 anos e é uma activista de renome dos direitos LGBTI (Lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersexuais). No início do ano, mudou-se para Loulé para promover as questões LGBTI nas escolas, experiência ganha na Rede Ex aequo. Actualmente faz parte do colectivo Somos Blergh.
A Márcia foi dos melhores presentes que a Rede Ex aequo me poderia ter dado. Adoro a sua cena e energia. É pena que já me fugiu para o sul mas fica a esperança de a ver por aí nas nossas lutas comuns!
Paulo von Handsuntrancis (Vice Presidente da Rede Ex aequo)
A Márcia é daquelas pessoas a quem ninguém consegue ficar indiferente. A forma como consegue envolver toda a gente que por ela passa, é algo que não está ao acesso de todas as pessoas. Muito provavelmente porque tudo o que faz é movido por uma grande necessidade de dar ao outro, de cuidar, de ser aquela mão amiga, aquele abraço quentinho, aquele ombro para chorar. Por mais pequeno que seja o desafio que lhe passe pela frente, a Márcia vai dar sempre o melhor de si, deixando todos os lugares por onde passa um bocadinho melhores. Obrigada por tudo o que dás ao mundo, minha sementinha de paz, neste grande caos que é o mundo.
Mia de Seixas
tens tempo para te contar uma história? certo dia cruzei-me com uma rapariga de olhar sincero e cheia de força na voz... confesso-te que não fiquei indiferente à sua imagem e postura. fiquei marcado pela sua forma de olhar e compreender o mundo. passámos um longo período da tarde a conversar sob a escuta atenta de um gravador e de meia dúzia de questões escritas em papel. durante a entrevista essa rapariga foi me revelando a sua profundidade e entre vai-tira-põe questão e resposta os nossos papéis ficaram trocados. a tarde passou por nós à semelhança de um curso de água e sempre com jazz como música de fundo... numa primeira instância formal soube que era madeirense e que tinha uma vontade maior que o seu sonho. fomos felizes. não muito tempo depois tive a oportunidade de chamar aquela moça de Márcia... Márcia Sousa, sem rótulos e sem uma equipa por trás. tivemos oportunidade de conversar durante mais um bom par de horas no mesmo local onde nos cruzámos e foi aqui que nos conhecemos verdadeiramente. escutei. escutei. a sua determinação é para mim a sua latente vitória e num ápice conheci-a com uma intensidade de arrepiar. não lhe consegui ficar indiferente. como é possível ser-se tão grande? hoje a Márcia é muito mais que uma amiga é o prefixo da igualdade é o sinónimo de liberdade e amor.
©Rita Campos
Medo VS Saudade?
Saudade. Medos todos nós temos, mas gosto de sentir saudades sabes. Porque faz-me dar mais valor ao que sinto, pelas pessoas que gosto e porque significa que me são importantes.
Raízes VS Liberdade?
Liberdade. Adoro a sensação de ser livre, de poder e fazer as coisas como quero.
Tolerância VS Preconceito?
Tolerância. Acho que é algo que temos que ser por vezes, tolerantes, nem tudo pode ser do nosso jeitinho.
Herdar VS Criar?
Criar. Tudo é tão mais especial quando és tu a criar. Eu adoro fazer do zero, de sentir que fiz parte de algo, que parte de mim está ali.
Coração VS Cérebro?
Coração. Não consigo agir sem ser “pensado” pelo coração, o que por vezes não corre bem, mas faz parte da vida, do nosso percurso.
Chorar VS Abraçar?
Abraçar. Amo esse gesto, acho que é algo tão lindo, é a melhor forma de mostrar a alguém que gostamos dela, de nos ligarmos e de criar laços, de demonstrarmos o nosso apoio.
Tu VS Outros?
Outros. Eu não consigo ser eu, sem os outros. Sempre que penso fazer algo é pensando no outro primeiro.
©Margarida Góis
Sonho VS Realidade?
Realidade. Embora que sonhe um pouco. Mas gosto de ter os pés na terra. Gosto de ter a consciência do que é real ou não.
Máscara VS Fuga?
Máscara. Uso quando estou mais ou menos, porque não gosto de preocupar os que amam. Tenho a mania que aguento tudo sozinha, por isso - por vezes - coloco essa máscara.
Perguntas VS Respostas?
Perguntas. Vou sempre à procura das respostas as minhas perguntas, não gosto muito de ficar sem saber as coisas.
Semente VS Terra?
Semente. É tão bom quando deixamos a nossa sementinha, quando algo cresce, porque fomos nós a plantar e a cuidar.
Tempo VS Partilha?
Partilha. Sinto-me muito mais preenchida quando partilho, quando estou rodeada dessa partilha.
Timidez VS Extroversão?
Extroversão. É a melhor forma de comunicar, adoro brincar e comunicar com as pessoas. De me sentir próxima das pessoas, de criar ligações.
©Clara Carvalho
Cores VS Caminho?
Caminho. Porque é a forma de saber que tenho muito a fazer e a percorrer.
Amor VS Autocaravana?
Amor. Acho que não devemos ter medo de dizer o que sentimos e de o demonstrar. Amar é tão bom, é tão lindo. Não tenham vergonha de dizer que gostam de alguém.
Desistir VS Nem Pensar?
Nem pensar. Há sempre uma forma de fazer as coisas, só precisamos de ter paciência para tentar perceber qual é. Mas desistir não é fraqueza é sabedoria.
Educativo VS Arrumação?
Educativo. Faz parte do nosso percurso, o saber nunca é demais.
Ponto de luz VS Memórias?
Memórias. Faz-nos relembrar quem somos. Gosto de voltar atrás de vez em quando e puxar pelas minhas memórias. Ver e sentir que tudo vale a pena.
Slow living VS You're doing the best you can?
You´re doing the best you can. Tudo o que faço tento dar o melhor. Senão, nem vale a pena fazer, se for para fazer mal.
Disto VS Daquilo?
Disto. Porque é disto que vivo, de ser eu mesma.
Obrigado, Márcia.