Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Des i - depois, em seguida

CULTURA | MUNDO | ENTREVISTAS | OPINIÃO

Des i - depois, em seguida

CULTURA | MUNDO | ENTREVISTAS | OPINIÃO

Priscila Assumpção

A Priscila é actriz profissional, formadora e encenadora. Actualmente trabalha como coach para actores e profissionais de outras áreas. Doutoranda na Escola Superior de Teatro e Cinema, tem Mestrado em Estudos de Teatro. Frequentou cursos na New York Film Academy e fez assistência de actores/directores na Rede Globo.

Ganhou o prémio de melhor actriz pela Companhia de Teatro os Satyros e realizou o curta-metragem "Kambô", galardoado pela Academia Internacional de Cinema. Realiza workshops de interpretação.

Começou a sua carreira em São Paulo e finalmente, Lisboa.

Priscila Assumpção 2017.png

  ©Arquivo Pessoal

 

Estórias VS Histórias? 
Estórias... Porque abarca todos os mundos, reais e imaginários. Que delícia poder imaginar algo, qualquer coisa e dar-lhe vida.

 

Chegar VS Partir? 
Chegar, pois já tenho partido demais! Chega-se para o novo, para o retorno, chega-se de onde planejou partir. O sentido é mais excitante. Chegar é ganhar. Partir é deixar.

 

Tolerância VS Preconceito?
A Deusa me livre de preconceitos! Tolerância, óbvio! Não sei como algum ser humano ainda pode achar que é superior à outro. E um pouquinho de informação e inteligência nunca fez mal a ninguém, né?

 

Drama VS Romance?
Romance, definitivamente. Drama só nas artes cénicas, é lá que é seu lugar. Adoro tudo o que é romântico, gestos, poemas, comportamentos, e demonstrações de afeto. E aí pode incluir tudo que tenho direito: vela, música, comida vegan, incenso...

 

Representar VS Ensinar? 
Lá está! Representei e ensinei ao longo de 20 anos. Não pude escolher entre uma e outra por isso encontrei uma forma de conciliar as duas. Ensinar, no entanto, representando uma ensinadora. (risos)

 

Porquê VS 'Tenho medo'?
Porquê, fui criada por um pai e uma mãe que não queria que a filha tivesse medo de nada. Nadar no mar, pegar em animais estranhos, instalar chuveiro. Aprendi a não usar o medo como desculpa para não avançar.

 

Mudança VS Criatividade? 
Criatividade! Sem esta, não há mudança. Tenho ideias, escrevo, realizo, imagino, fico inventando e reinventando meus mundos, minhas relações, eu mesma. Creio que transformei minha vida num laboratório infinito de experiências criativas.

 

 

priscila assumpção.jpeg

   ©Arquivo Pessoal

 

'You are enough' VS  'You're doing the best you can' ?
Enough! A crença de já ser perfeita como sou me coloca mais disponível para o desejo de melhorar, porque parte de uma necessidade pessoal e não de uma falta, de perceber as infinitas possibilidades que podemos alcançar dentro e fora de nós.

 

Corpo VS Mente? 
Ui...mente. É lá que nasce tudo, até o que será feito ao corpo. Se a gente percebe como a mente funciona e usá-la somente ao nosso favor, inclusive criando apenas crenças fortalecedoras, temos o mundo!

 

Sonhos VS Rotina? 
Sonhos. Onde tudo é possível. É sonhando alto que vou conseguindo criar a rotina que quero, uma rotina diariamente mutável de acordo com o que vai sendo sonhado.

 

Gestão de tempo VS Gestão emocional?
Gestão emocional. Sem essa, não há gestão de mais nada. (risos). Tenho aprendido muito sobre como não ignorar as emoções, nem fazer esforço para eliminá-las, mas sim, usá-las como aliadas nas atitudes e nas decisões.

 

Artistas VS Actores? 
Atores, que é a minha especialidade. Atuei em peças de teatro, filmes, sou mestra em teatro, tese sobre o trabalho dos atores, li quase tudo e mais alguma coisa sobre o assunto, sou amiga de atores, professora de atores, diretora de atores, portanto, a zona de conforto é aqui. 

 

Interior VS Exterior? 
Interior. Gosto de me orientar de dentro para fora. De eu decidir como quero me sentir em determinadas circunstâncias e não que as circunstâncias externas me orientem como devo me sentir.

 

Segredo Vs Silêncio? 
Hum...segredo. Acredito que há sempre algo em nós que só a nos pertence. Algo que compõe nossa alma num nível impercetível a outra pessoa. É um segredo bom, que nos mantêm inteir@s. 

 

14067686_1421563394525987_3739838199882821724_n.jp

 ©Arquivo Pessoal

 

 

Amor VS Saudade?
Amor. Chega de saudade! Saudade é passado, ausência de futuro e nenhum dos dois existe aqui e agora. O amor é presente, é vital, é aproveitar enquanto está e é possível vivenciar.


Nós VS Outros? 
Nós, primeiro. Se avançamos logo para a necessidade de outras pessoas sem vir a nossa, vamos em falta e o trajeto pode ser mais incompleto e duro. Nós, autoconhecimento e autoconsciência.

 

Prémios VS Abraços? 
Ui, tão bom ganhar prémios! Mas sem abraços depois pra celebrar não tem piada. Abraços portanto. Mas é daqueles abraços com o corpo todo, sem medo de tocar e ser tocada.

 

Papel VS Computador? 
Computador. Amei papel durante toda a minha vida, mas tive que me render à tecnologia, além do que já não é necessário cortar tantas árvores, entre outros desperdícios, só para ler e escrever.


Possível VS Imperfeito? 
Possível! Tudo o que imagino é possível. Tinha o mapa-múndi na parede do meu quarto e durante anos olhava o mundo inteiro e pensava: nossa, o mundo é tão grande, tão cheio de possibilidades e eu posso estar onde eu quiser!

 

Escritório VS Natureza?
Natureza, sem dúvida. “meu escritório é na praia” como diz a música. Gosto de escritório ao ar livre, no café, no quintal, no sol, na floresta. Na rua, fora, ouvindo passarinhos e ondas do mar, de preferência.

 

Obrigado, Priscila.