Restaurante Panorâmico
Frutos do acaso dão, quase sempre, bom resultado e podem surpreender-nos de maneira positiva.
Numa viagem de retorno de Coimbra, com o bichinho no estômago e a passar da hora de jantar, perguntámos por um restaurante aberto, a um domingo à noite. A resposta foi dúbia, mas mesmo assim decidimos arriscar. "Panorâmico" é o nome do restaurante e só por si convenceu. Mas nem só de grandes nomes se fazem os restaurantes.
Mesmo no centro da vila de Penacova, bem ao lado da Câmera Municipal, encontra-se este pequeno, mas grande, espaço. A entrada diz muito sobre aquele restaurante, a vista é então um fator que convence qualquer um: uma vista privilegiada sobre o Mondego que circunda o monumento natural da Livraria do Mondego e a serra da Lousã ao fundo.
A simplicidade do espaço faz-nos apaixonar cada vez mais por este conceito de que o simples torna pequenos locais em grandes e belos locais. Para quem avalia sem conhecimento, este local pode não ser o mais favorável, pensando-se que lá se deixa o couro e o cabelo por uma simples refeição. Contudo, desengane-se quem pensa dessa forma, porque o Restaurante Panorâmico é um restaurante acessível a qualquer carteira. E se falamos de preços (fator sempre influenciador) não podemos esquecer-nos de falar sobre a qualidade. Não se trata de dizer que a comida é boa, porque estaríamos a desvalorizar: a comida é, sem dúvida, soberba.
Com a simpatia nas palavras e nos gestos, o Restaurante Panorâmico tem à disposição uma carta diferenciada, com pratos variados e para todos os gostos: optámos por um Caril de Camarão, que acompanhou com arroz branco e uma dose (extra) de batata frita. Acompanhar, um bom vinho, Douro, com a frescura exata que se necessita num dia caloroso.
As mesas despidas de qualquer toalha ou marcador, deixando à vista o seu tampo em mármore, contrastando com o tom claro da sala e os moveis castanhos, tornam qualquer refeição num momento de convívio e tranquilidade de que necessitamos tantas vezes.
Houve ainda tempo para falar com a dona e cozinheira, que se esforça por vir a cada refeição, cumprimentar os clientes e verificar a sua satisfação. Claro está que não deve receber muitos comentários desagradáveis, tendo em conta a qualidade com que serve na sua casa. Dois dedos de conversa com a Dalila e logo deu para perceber o seu amor pela cozinha, pela qualidade e dedicação que coloca em cada um dos seus pratos.
Se a industria da hotelaria/restauração está na forma que está, desvalorizada, é porque cada vez mais os restaurantes baixam a sua qualidade, baixando ainda mais os preços para satisfazer ao cliente português que gosta de comer muito e pagar pouco. Por entre aqueles que preferem a qualidade, esta casa é sem dúvida um local a visitar, relaxar e colocar a conversa em dia.
Terminámos a refeição com um belo Leite Creme e um Pão-de-ló que deixaram o desejo de voltar ao Restaurante Panorâmico vezes sem conta.
A Dalila recebeu os nossos comentários com um sorriso no rosto e prometemos-lhe uma visita. A cinco minutos do IP3, cortando na saída para Penacova, não tem nada que enganar. Aproveite e deleite-se com a vista, de barriga cheia e com um bom vinho a acompanhar. A Igreja Matriz está ali mesmo ao lado e mais pontos de interesse estão a três passos de distância.
Ao Restaurante Panorâmico desejamos os mais sinceros votos de felicidades e de muito sucesso. A quem nos lê, vá que vai de certeza voltar.