Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Depois em Seguida

CULTURA | MUNDO | ENTREVISTAS | OPINIÃO

Depois em Seguida

CULTURA | MUNDO | ENTREVISTAS | OPINIÃO

Shortcutz Viseu, #136

Opinião

A sessão #136 do Shortcutz Viseu foi totalmente dedicada ao catálogo da Querelle Films.
short.jpg

 

moscrato.jpg

Moscrato

Realização e Argumento: Patrícia Maciel

Elenco: Soraia Chaves, Pedro Lacerda e Dmitry Bogomolov 

Todo o pensamento da personagem principal (Soraia Chaves) insurge-se contra a semiótica do seu próprio desejo, o visível e invisível, e torna-se obsessão o metafórico amor: efeito o anjo e a besta. Todos os segundos conseguem prender a nossa atenção.

A Patrícia Maciel conseguiu transformar a ideia num sistema de pensar armadilhado que quase  supera o clássico de Franz Kafka, ‘A Metamorfose’.

 

flumen.jpg

Flumen

Argumento, Realização, Produção: Frederico Ferreira

Elenco: João de Brito, Teresa Faria, João Pedro Dantas, Diana Nicolau, Afonso
Lagarto, Nuno Pereira, Rui Simões

É difícil poetizar as decisões, isto é, ter consciência da odisseia das nossas elipses e do caminho sinuoso do amor a dois, e o Frederico Ferreira conseguiu isso no seu argumento/realização, ao dizer e ao ouvir, a consciencialização dos nossos próprios valores, estéticos ou verbais.

No final da curta-metragem, o conhecimento poético do Frederico é notório, e aparecem a ocupar lugar central na história de David (João de Brito).

 

jose.jpg

José

Argumento e Realização: João Monteiro

Elenco:José Cordeiro, Nuno Nolasco, Susana Brandão, Eloy Monteiro

Acredito que mensagem principal,  da curta-metragem do João Monteiro, seja a ‘retórica’ da moralização e da ética, inevitável catarse na sua edição.

A importância da família, mas talvez seja conveniente distinguir que é uma família perdida.  Não há coisas seguras, e por isso mesmo, no amor não está todo o bem e a toda a esperança. A fugacidade, muitas vezes, questionável. A inversão da dúvida no pensamento do espectador. É importante perceber o caminho que compreende a história.

 

california.jpg

California

Argumento e Realização: Nuno Baltazar

Elenco: Mónica Chen, Jani Zhao, Adriano Carvalho

California consegue configurar numa duplicidade de sentidos: camuflar verdades perigosas, de algum modo, a fraude de um sonho e como perpetrar o amor nesse sonho.

O Nuno conseguiu, com detalhes significativos, implícitos ou explícitos,  algo belo, estimulando a nossa percepção final, e sobretudo, a nossa imagem de vida, do “sonho americano”. Parabéns.